<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Monday, August 07, 2006

UM ANIVERSÁRIO

Miguel Castelo-Branco e Combustões
.

Preparava-me eu para alinhavar as linhas que se me impõem no aniversário do blogue de Miguel Castelo-Branco, quando me cai a novidade da atribuição que ali – num restrito elenco de virtudes eternas, outras teologais e umas bem modernas – me faz da cobiçada palma da Sabedoria. Embaraçante túnica de Nesso, que vou aceitar já (tenho idade para me reconhecerem alguma...) muito contente pela companhia dos outros “virtuosos” no meio dos quais o Miguel CB me arrumou, qual friso de um "Pórtico da Glória" do Mestre Mateo de uma Santiago blogosférica se tratasse.
Mas o que hoje importa é o aniversário. Talvez não saiba o MCB que me iniciei nas coisas activas da blogosfera pelo acaso da leitura de um post de Combustões, lembro-me que numa fase de desalento de MCB. Segui-o, agradou-me o estilo e a postura, e a sugestão implícita de uma possibilidade de intervenção num campo onde me limitava às experiências desenfastiantes do voyeur. Aprendi muito e pude conhecer muita e boa gente, de trato e de espírito, nas alamedas que corri entrado pela porta que assim escolhi.
MCB conhece-me de fora do mundo blogosférico e sabe que não lhe teço encómios de circunstância: por três ou quatro vezes espaçadas tive o gosto de aqui manifestar desenvolvidamente o apreço e a admiração que tenho pelo seu trabalho e pela sua luta. Aliás, todos nós conhecemos os méritos e as virtudes que MCB revelou num ano de blogosfera: a inteligência, a pena culta e cortante que certamente herdou de seu ancestral Camilo, e sobretudo, a sua coragem, a sua coerência e a sua humanidade. Muito? Pouco? O suficiente para o fazerem destacar naquela comunidade que bem definiu de “animais opinativos, uns mais racionais que outros; uns desesperados à procura de uma razão para existir, outros rindo-se com erasmiana lucidez da inutilidade de tudo.”
Julgo poder adivinhar quais os novos horizontes que se abrem ao MCB, e a importância que neles eventualmente justificará sacrificar a mui querida presença de Combustões. Combatente de várias guerras que algumas o MCB conhece, para mais, anos mais velho e, forçadamente, mais roué nesta vida, permita-me que lhe diga, agarre o tempo! Siga! Tem espaço, oportunidade e coisas para fazer.
Com confiança, meu caro Miguel Castelo-Branco, sei que lhe posso devolver os louros da Sabedoria que generosamente me atribuiu. Ponha-os mais justamente sobre si. Parabéns!

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >