<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Wednesday, November 22, 2006


REI DE LIVROS E LIVROS DE REI
Empreendi esta tarefa árdua com o único intuito de “bem servir” o nosso País: é o seu único merecimento…”
El-Rei D. Manuel II (1929)

Não tenho, mas lembrei-me hoje que gostaria de ter um dos mais belos símbolos da contribuição cultural dos últimos monarcas da Dinastia de Bragança ao seu país. Refiro-me aos Livros Antigos Portugueses d’El-Rei D. Manuel II.
Publicado sob a chancela dos prestigiados livreiros Maggs Bros., de Londres, o monumental labor histórico e literário do Monarca está, de facto, consagrado na obra que hoje habitualmente se referencia como Livros Antigos Portugueses, 1489-1600, da Biblioteca de Sua Majestade Fidelíssima, descritos por S.M. El-Rei D. Manuel em Três Volumes, (1929-1936) edição da Universidade de Cambridge, sendo o terceiro volume póstumo, e publicado com prefácios de Aubrey Bell e Ricardo Jorge. Além de constituir-se como uma obra de grande beleza pela profusão de portadas, rostos, colophons, capitulares, estampas, vinhetas e tarjas reproduzidas, os Livros Raros são um monumento à grande erudição, rigor científico, sensibilidade e conhecimento bibliográfico do Monarca (porventura o último a beneficiar da tradicional e esmerada educação dos Príncipes da Casa de Bragança) cujo comentário erudito aí se estende a 9 incunábulos, 460 livros quinhentistas impressos em Portugal e 6 no estrangeiro, para não falar já dos 3 manuscritos e 112 volumes da camoneana real, impressos de 1572 a 1928.
A obra foi solenemente apresentada em 1929 na Academia das Ciências Lisboa pelo Prof. José Maria Rodrigues, que fora mestre do Príncipe Real D. Luís Filipe. Obra que este ilustre camonista considerava como “reveladora de uma erudição segura, fruto de vastas e bem orientadas leituras, de um ardente patriotismo, inspirado pelos feitos gloriosos dos nossos antepassados e de um esclarecido amor pelos bons livros…”.
Fruto de um, como tantos outros gestos de elevado patriotismo do último Rei português, o espólio bibliográfico d’El-Rei D. Manuel conserva-se afortunadamente em Portugal, já que logo em 1915 ficou assegurada por magnânima disposição testamentária do Monarca a conservação e a integridade do acervo com vista à constituição futura de um Museu que hoje tem corpo no paço ducal de Vila Viçosa. Gerido pela Fundação da Casa de Bragança, a quem cabe zelar pela concretização dos objectivos culturais e beneficentes d’El-Rei D. Manuel II, aí se conserva assim um imponente conjunto de obras de arte e de interesse cultural, onde, naturalmente, avultam os livros raros e antigos, os incunábulos e os manuscritos, grande parte deles adquiridos e cuidadosamente resgatados pelo Rei durante o seu exílio em Inglaterra e doados à Pátria. Como bem escreveu Joaquim Veríssimo Serrão, “o paço ducal de Vila Viçosa tornou-se o santuário da alma do Rei brigantino que ali permanece no meio dos seus objectos e dos seus livros, como imagem de um tempo que marcou a grandeza de Portugal no mundo” (“D. Manuel II, um Grande Português”, in No Primeiro Centenário De El-Rei D. Manuel II (1889-1932). Academia Portuguesa de História. Lisboa, 1991).
D. Manuel II nasceu em Lisboa, no Palácio de Belém, a 19 de Março de 1889, recebendo no baptismo o nome de Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança, e morreu em Twickenham, Inglaterra, a 2 de Julho de 1932, tendo sido sepultado em Lisboa, no Panteão Real de S. Vicente de Fora. Casou em 4 de Setembro de 1913 com a princesa D. Augusta Vitória, filha do Príncipe Guilherme de Hohenzollern e de sua mulher, D. Maria Teresa, Princesa de Bourbon-Duas-Sicilias. Não tiveram geração.

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >