<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Wednesday, February 08, 2006











DA MESA DO ORIENTAL - II

Porque o Islão também tem a grandeza e as correspondentes máguas, padecendo de barbaridades que desta feita não nos cabem; ainda da Índia:

Delhi - "City of Djinns". Da pena simpática de William Dalrymple uma digressão melancólica pelas secretas grandezas monumentais e humanas do que resta da Delhi mogol. Para quem tem uma paixão secreta pela cidade cabeça da Índia. É o caso.

Lucknow - Também pela pena de Dalrymple, outra jornada melancólica pela outrora sibarítica cidade mogol de Lucknow, capital dos famosos Nababos de Oud. Barbarizada pelos efeitos da partition; o texto de WD é pungente mas retrata bem a vandalização do requinte muçulmano pelos efeitos do progressivo modern hindu.

India geral - Por falar nisso e para quem cultive o gosto por literatura em formato tijolo, a obra excelente de Vikram Seth, A Suitable Boy, formoso mosaico da actual sociedade indiana, com inevitável remissão para os restos do emurchecido e poético mundo que ainda pensa, canta e rima em urdu.

Hyderabad - Ainda de W. Dalrymple, White Mughals; uma requintada e colorida investigação sobre os primórdios do Raj. Para além disso um interessantíssimo insight sobre a Hyderabad dos Nizzams nos começos de Oitocentos.

Gimlet (Bombay Sapphire & Lime Liquor) - O do The Imperial. O melhor que há depois de um dia disfarçado de mouro nos bazares de Old Delhi.

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >