<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Saturday, April 22, 2006


ESTAR
Não é novidade, porque já outros confrades o notaram, mas é digna de registo a iniciativa a que Miguel Castelo Branco nas suas Combustões se abalançou. Refiro-me à série de postais sobre aquilo a que justamente chamou “Os Colonialistas: a tribo branca da África Oriental”.
Calculo o gosto íntimo de MCB ao revisitar desta forma a sua família e o efeito redentor sobre memórias que cada vez mais vão ficando lá para trás. Calculará também MCB o gosto que vai dando àqueles que, possuidores de outras diversas, se lhe associam no sentimento de fixar, recuperar, guardar, partilhar e vivificar aqueles infinitésimos que fazem as diferenças e as identidades. Escreveu alguém um dia que as famílias “acabam” como identidade quando as suas recordações e memórias são idênticas às de umas e às de outras. E por arrasto das famílias, as sociedades e as nações. A presença, a forma de estar branca em África – como no Brasil e na Ásia – teve as suas especificidades, poderosa componente daquilo que foi – para usar hoje da expressão desprezada – a forma portuguesa de estar no mundo. Boa, má, alta, baixa, é indiferente. Porque houve, porque foi, porque esteve. E que mal tem em afirmá-la se todos os dias nos arrastam para dinâmicas que não valem uma pevide em favor da construção artificiosa de identidades que nunca existiram, de “culturas” que nem o nome merecem, de memórias que nos são estranhas e hostis?
MCB escreve bem, faz jus às pessoas interessantes e ilustres de quem vem, tem a coragem de reclamar o seu quinhão de memórias enraizadas nessa África, que, somadas a tantas outras que por aí andam caladas de vergonha ou de descuido, valem mais do que três padrões, quatro tratados, duas arbitragens internacionais ou uma resma de tratados históricos justificativos da presença portuguesa naquelas paragens.
Pela parte que me calha, parabéns e muito obrigado por as partilhar comigo.

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >