<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Wednesday, August 09, 2006
















A TRAIÇÃO DO CONDE JULIÃO
Aos nossos nacionalistas. Lições da história.

"...E por esto el traydor del dicho conde non quedo sin pena quelos moros aquien el tanto bien fizo le dieron el galardon que merescia. ca fizieron apedrear asu muger e despeñar de vna torre de cebta a vn su fijo e tomaron le toda su tierra. El en vn castillo de aragon miserablemente murio. e asi mesmo murieron malas muertes los dos traydores caudillos quese dieron a fuyr dela hueste del rey don Rodrigo. Grande fue la traycion deste conde don julian ser traydor a su señor."
Diego Rodríguez de Almela, Valerio de las historias eclesiásticas, Murcia, 1487
Reinando na Hispânia visigótica Rodrigo, filho de Teodofredo e neto de Chindasvinto, era Governador da provincia norte-africana da Tingitania o visigodo Conde Julião.
Em 711, aproveitando-se das perturbações causadas pela revolta de Pamplona que Rodrigo procurou dominar, o Conde Julião e D. Opas, Bispo de Sevilha, com mira no trono das Espanhas, pactuaram uma aliança com os chefes mouros vizinhos de Ceuta, Musa ibn Nusair e Tariq ben Ziyad.
Em Maio desse ano de 711, acompanhado pelo Conde Julião, Tarik ben Ziyad, desembarcou em Gibraltar (Djeb-al-Tarik) à cabeça de um exército de 11.000 homens. Sem forma de responder, Teodomiro, Governador da Bética, preveniu o Rei Rodrigo, que do Norte desceu sobre os mouros com uma força de 12.000 homens.
Assim, algures entre os dias 19 e 26 de Julho do ano de 711, se travou a famosa batalha de Guadalete, na qual Rodrigo foi estrondosamente derrotado, em parte porque muita da nobreza visigoda abandonou o campo ou porque, capitaneada pelo Bispo D. Opas, se bandeou com os muçulmanos. Reza a lenda, que, ferido, Rodrigo abandonou o campo da batalha, refugiando-se na Lusitânia, onde obscuramente viveu como ermitão até morrer. Hic requiescit Rudericus rex gothorum, rezava a lápide encontrada em Viseu no século IX.
Vendo o exército visigodo vencido e desmembrado, os mouros renegaram o pacto de aliança com o Conde Julião e procederam à conquista das Espanhas, fundando Al-Andaluz e pondo um termo ao domínio cristão da Monarquia Visigótica.
Dentro de 5 anos, poder-se-á ainda livremente celebrar o 1300º aniversário da Batalha de Guadalete, a morte de Rodrigo, último Rei Visigodo das Espanhas e a traição do Conde Julião?

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >