<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Friday, November 24, 2006

























LIVRINHOS
Para os blogo-friends, caso o não tenham já...

"…Cabe agora aos juristas receberem a injunção de calarem. A eles – se ainda fossem latinos – poder-lhes-iam os técnicos ao serviço dos poderosos e dos prepotentes gritar-lhes na cara: Silete iurisconsulti!
E aqui estão duas singulares ordens de calar, no início e no fim de uma época. No início, é uma injunção de calar que vem dos juristas dirigida aos teólogos da guerra justa. No fim, é a injunção devolvida aos juristas de se aterem a uma tecnicidade pura, isto é, totalmente profana. Não é nossa intenção discutir aqui o nexo que se estabelece entre estas duas ordens de calar. É, porém, coisa boa e salutar recordar que a situação no início da época não foi menos horrível de quanto o é no seu termo. Toda a situação tem o seu segredo e cada ciência traz em si o seu arcanum. Eu sou o último, consciente representante do ius publicum Europaeum, o último a tê-lo ensinado e investigado num sentido existencial, vivendo o fim como Benito Cereno viveu a viagem no barco pirata. Aqui, é bem e tempo de calar. E não devemos recear. Calando, nos recordaremos de nós mesmos e da nossa divina origem…”
Carl Schmitt, Ex Captivitate Salus (1946)

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >