<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Tuesday, January 30, 2007



55 DIAS EM PEQUIM

Oxalá fossem 55! Ou 40, ou 10, ou 1 semana. Mas não, em Pequim 1 dia e 1/2, outro tanto em Xangai e a mesma dose em Macau. Ou seja, nos dois primeiros casos, pouco tempo sobrará daquele tempo que ali se gasta em ir de um lado ao outro. Ou melhor, pouco não, muito, porque ainda se está para ver qual dos hierarcas chineses irá perder tempo com o que na defunta dinastia Qing se classificaria como uma embaixada de tributários de 3ª classe.

Vale a pena ver o site do Sr. PM e ouvir e ver o ar convincente com que se proclama aos Portugueses o sentido da "missão" (é esse aliás o nome do site oficial da visita: "Missão China 2007"!... à la James Bond) que visa (S. Exª o diz) "melhorar as relações políticas" e alcançar "objectivos económicos estratégicos" para "defender a presença de Portugal no mundo". Tudo em menos dias que dedos numa mão, num país de marretas como é a China, com a importância que por lá nos dão, "no preciso momento (repara oportunamente Notas Verbais) em que outro séquito chinês vai andar com o Presidente Hu Jintao e ministros homólogos dos homólogos portugueses pela África do Sul, Moçambique e Sudão. Ora, na China, Hu Jintao não é tudo mas politicamente é quase isso..." Do nosso lado avança a numerosa maltinha dos gabinetes e assessorias lusas (que o site prudentemente omite: 50? 100?), 4 ministros de enfeite para falar às paredes, 4 Secretários de Estado sortidos, 2 Reitores, 4 "institucionais" (quem é a Nini Andrade Silva?!) 23 catitas representantes dos media, 71 empresários com cadeira reservada (olha, o Mota da Engil está classificado como "diverso"!) todos a digerir ainda o caril e as chamuças da viagem de Cavaco, uns há muito descrentes do negócio na China, e outros, no oposto, gente que no íntimo dispensa bem o Governo para fazer negócios da China. A recebê-los, um embaixador solitário numa embaixada (a de Pequim) previamente desertificada por um asno que já dali desandou, com um conselheiro cultural sem fundos, que, aliás, é o único, porque -- espante-se -- não há conselheiro económico. Em Xangai anda por lá solitário um Cônsul que se passeia de táxi à procura de destino, e em Macau (onde o Cônsul já deve andar aflito a ver como vai pagar a recepção do Bela Vista) já sabemos como é, hoje com muito mais filipinos, australianos e americanos que portugueses "do Reino", e um governo local mais preocupado em safar a pele dos tremendos escândalos de corrupção do que dar troco a lero-lero. Pelo meio muito turismo, daquele que os chinas dão aos pretos que os visitam, e vá lá que desta vez houve vergonha e não vai nem a Ministra da Cultura nem a pertinaz Simonetta para não verem a desgraça que por lá têm feito. E 1 diplomata! Não acredito!

E que vai lá fazer o Sr. PM? Não sei; ao saber do desinteresse a que hoje aqui se vota a Ásia e ao ver o chibante video de promoção (turística) ainda fico mais intrigado... E já que tiveram a fineza e a franqueza de indicar a extensão da comitiva no site, já agora não querem dizer quanto vai custar ao erário a passeata dos 4 dias?

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >