<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Sunday, July 01, 2007

CARTA A ROMANOS OU A EFÉSIOS?

Uma tarde solarenga, as águas do Tejo e um convite tentador para umas horas de cabos, vento e velas afastaram-me e atrasaram-me noutras lides, como esta da blogosfera. Saúdo, pois, o Jansenista, na crença de que o que a palavra fere a palavra cura, quando, sendo escrita, ainda acreditamos que tem potencialidades para se equivaler a “segundos numa conversa ao vivo”.
Evocar S. Paulo. Eis uma boa ideia do Confrade Jansenista nesta troca de pelouros nas águas do Bósforo. Quer melhor exemplo daquilo que nos une por cima dos cismas e das brutalidades -- manifestação dessa tão debatida identidade -- que a pessoa e a palavra desse judeu nascido em Tarso, na Cilícia, na banda imperial do Império, cidadão romano que falou latim e escreveu em grego, decapitado em Roma sob Nero, esteio da mais esplendorosa doutrina que a história da Humanidade conheceu?
De facto, por voltas que demos, sobrenada sempre essa identidade, tão rica e poderosa, e que, exactamente como na lição pauliana, lhe permite, na sua grandeza, o que sugere como aceitação da “integração, nessa [nossa] civilização, da tradição bizantina-turca”, e, simultaneamente, vincar a diferença que dela mesmo, como identidade (ou, noutra perspectiva, tradição) vai a outras; recordou-o há pouco tempo o Pontífice Romano, fundado na palavra de um basileus de Bizâncio esvanecido há um ror de séculos.
O resto são, de facto, “opiniães”, conjecturas, circunstancialismos.
Vale!

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >