<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Sunday, January 01, 2006






CARTAS DE INGLATERRA - II

ANOTHER OP'NIN', ANOTHER SHOW!

Vejo que na nossa prezada tertúlia não caiem em cesto roto os laudes ao divino Porter.
Depois de dada uma volta aqui no iPod, continuo a confessar-me um purista e dou a primazia às interpretações porterianas coevas. Quem poderá esquecer as fabulosa prestações de Jeanne Aubert e Jack Whiting em "You're the top", ou as da mesma Aubert e de Ethel Merman em "I get a kick out of you"? No entanto, há excepções; o recente (algo impiedoso? why Jans?) filme biográfico de CP demonstra à saciedade a possibilidade de honrar o talento com vozes modernaças: Robby Williams no seu melhor em "It's De-lovely", ou no efectivamente sublime "Beguin the Beguine" de Sheryl Crow. Todavia, inexplicável ausência de uma revisita a "You're the Top".
Um pouco mais para atrás aqui fica outra sugestão da colheita discográfica de 2003 - "The very best of Cole Porter"; não me parece que todo o elenco desta gruta de Aladino faça justiça ao estilo sofisticado de CP, mas vergo-me ao mérito do vintage de interpretações inovadoras como as de Ella Fitzgerald em "Its too darn hot" ou "You do something to me", Tony Benett em "Beguin the Beguine", Louis Armstrong "Lets do it", Anita O'day em "Just one of those things", Jeri Southern em "It's De-Lovely", ou Carmen McRae em "Everytime we say Goodbye". Infelizmente só faz falta nessa rodinha de plástico uma que outra sublime interpretação da injustamente esquecida Patty Lupone, devidamente incluída noutra pérola e na inesquecível recordação sonora do Lincoln Center Theater de "Anything Goes" (sobre uma história de P.G. Wodehouse, sim, o de Jeeves...) em 1988. E como a quem gosta de Porter agrada também Berlin, aqui vai uma raridade: Steppin' Out, com magníficos duetos ("Who wants to be a millionaire"!!) da lavra de cada um dos dois amigos a piano solo, entregues às vozes de Simon Gilbert e das meninas Shirley Pilgrim e Lucia Caputo; soberbo, soberbo, soberbo, sobretudo para quem goste de ambientes bloombsburianos ao estilo de Lady Morrell.

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >