<

Je Maintiendrai

"... Le refus de la politique militante, le privilège absolu concédé à la littérature, la liberté de l'allure, le style comme une éthique, la continuité d'une recherche". Pol Vandromme

My Photo
Name:
Location: Portugal

Sunday, April 23, 2006



Infandum regina iubes renovare dolorem

Ao Jansenista

Sempre belas as palavras de Eneias perante as desventuras de Tróia e bela a carta com que me honrou sob essa epígrafe. Mas ao citar Virgílio o caro confrade Jansenista vai direito ao ponto que poderia ser o lacónico remate da minha resposta: mentem mortalia tangunt – as vicissitudes dos mortais tocam o espírito – o espírito maduro, aquele a que precisamente alude a genialidade (aqui tão helénica) da palavra de Paulo de Tarso, que também cita.
E a questão que nos traz à fala directa não parece, nem para mim nem decerto para si, a da maturidade do Espírito, maduro porque também apto à compreensão sensível do sofrimento humano, assente na plenitude do formoso e profundo conceito da virtude teologal da charitas , precisamente traduzido no pedaço dos Coríntios, que transcreve, pelo conceito mais próximo, mas não pleno, de amor.
Não lhe será difícil de ver que o ponto nas palavritas que por aí deixei (e que, falho de outro, tiveram o mérito de o motivaram à escrita) não tem a ver com o reconhecimento ou alheamento do sofrimento, um de tantos que a história inventaria. O ponto está no facto que me repugna e sempre repugnará de ver instalado o primado das triagens humanas e mediáticas que não só graduam as prioridades no sofrimento como elegem a oportunidade, o modo e o local da celebração expiatória. Quantos sofrimentos não nasceram ao longo da História dessa pretensão eivada de orgulhosa pedagogia? «“Não tomes, não proves, não toques”…Proibições que se tornam perniciosas pelo uso que delas se faz e que não passam de preceitos e doutrinas dos homens» (Paulo, Colossenses, 2, 21).
E quanto às velinhas no Rossio e ao resto, no foro dos excessos da expressão de sentimento, de minimis non curat praetor. É uma simples questão de gosto.

Webstats4U - Free web site statistics
Personal homepage website counter
Free counter <bgsound src="http://file.hddweb.com/80768/Zarah_Leander_-_Sag_beim_Abschied.mp3" >